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Metas de aprendizagem

Meta Final 9)
O aluno interpreta fenómenos ópticos recorrendo à propagação da luz no mesmo meio ou em meios distintos, explica o mecanismo da visão e limitações que podem ocorrer e percepciona a cor como propriedade não intrínseca do objecto.

Metas intermédias até ao 8.º Ano

  • O aluno explica as condições essenciais à visão de um objecto pelo ser humano e representa esquematicamente o fenómeno óptico em termos do trajecto dos raios luminosos.
  • O aluno classifica materiais, a partir de evidências experimentais, segundo a diferente capacidade de os mesmos absorverem, reflectirem, transmitirem e difundirem a luz visível que neles incide.
  • O aluno diferencia as radiações do espectro electromagnético segundo diferentes critérios e apresenta exemplos de aplicações tecnológicas para algumas delas.
  • O aluno compara e distingue luz e som quanto ao meio de propagação e ao tipo de onda.
  • O aluno explica, com base na planificação e realização de experiências, as leis da reflexão e as características das imagens obtidas com espelhos planos e esféricos; usa a óptica geométrica para explicar as imagens formadas em espelhos planos e curvos.
  • O aluno distingue reflexão especular de reflexão difusa para explicar por que motivo se obtêm imagens num espelho e não, por exemplo, numa folha de papel.
  • O aluno explicita o que acontece na propagação de luz de um para outro meio transparente, com diferentes ângulos de incidência e interpreta a reflexão interna total da luz nas fibras ópticas, usadas, por exemplo, nas telecomunicações.
  • O aluno distingue lentes divergentes de convergentes, caracterizando o percurso de um feixe de luz paralelo que nelas incide, e apresenta aplicações de cada tipo de lentes.
  • O aluno revela pensamento científico (planificando, prevendo, experimentando, …) na determinação experimental da vergência de uma lente.
  • O aluno caracteriza principais funções da pupila, íris, córnea, cristalino, retina, nervo óptico e humor vítreo no processo da visão e explica em que consiste a miopia e a hipermetropia, bem como formas de corrigir estes defeitos de visão; pesquisa sobre a evolução da tecnologia associada a este campo da saúde.
  • O aluno interpreta a luz branca como sendo composta por radiações de diferentes comprimentos de onda, podendo-se decompor, por exemplo, por dispersão.
  • O aluno evidencia que a cor percepcionada de um objecto depende do material de que é feito e da luz que nele incide, recorrendo a actividades laboratoriais (exemplo: usando filtros de diversas cores e diferentes tipos de luz); explica a cor de objectos usando os modelos subtractivo a aditivo de luz, em casos simples.
  • O aluno distingue o preto, o branco e o cinzento em termos da radiação reflectida e da estimulação simultânea, e na mesma proporção, dos três tipos de cones na retina.
  • O aluno associa as cores secundárias (magenta, ciano e amarelo) ao resultado da adição (modelo aditivo de luz), na mesma proporção, de duas cores primárias e as outras cores ao resultado da sobreposição de cores primárias em diferentes proporções.